top of page
  • Raquel Kamphorst

3 Dicas para não errar na escolha da cor para sua casa

A dúvida vem no momento mais esperado, pintar a casa! Renovar é maravilhoso e essa é uma fase especial, quando a obra já está sendo finalizada e recebe os toques finais. Pensando em manter esse momento tranquilo e repleto de inspiração, separamos algumas dicas essenciais para que não haja frustração ao ver toda a parede pintada e você ficar se questionando: será que eu deveria ter escolhido outra cor?

Se liga nas dicas que devem ser levadas em consideração no momento mais importante da sua obra.


1- Selecione as cores em um catálogo físico. Você até pode separar algumas referências de imagens que pesquisou na internet, mas é essencial que a cor seja selecionada a partir do catálogo, independente da marca que será escolhida. Isso porque as telas de celulares, computadores, entre outros, possuem configurações diferentes, tais como: brilho, luminosidade e filtros. Tudo isso influência o jeito que você enxerga as cores. Então, para partirmos de algo mais concreto, procure a Color Tintas mais próxima da sua casa, verifique o catálogo físico e anote os nomes das cores que mais gosta.







2- Olhe o catálogo sob diferentes luzes.

Caso esteja em loja, olhe na área interna do estabelecimento e posteriormente na área externa onde tenha a luminosidade natural, pois ela proporciona uma visualização mais real.

Se você está no ambiente que será pintado, observe sob a luz do dia e da noite de preferência com a luminária que estará instalada no local.












3- Após escolhidas as cores, anote as referências (nomes ou códigos) e compre frações pequenas (algumas marcas possuem testes menores ou embalagens 900 ml).

Primeiramente, misture a tinta, com o auxílio de um pincel ou rolo pinte a parede do ambiente que pretende testar. Utilize uma área de 30cm x30 cm, aguarde a secagem completa (verifique instruções do fabricante, geralmente 2 a 4 horas), aplique novamente por no mínimo 2 vezes, o ideal é completar um ciclo de 3 aplicações. Visualize o local sob diferentes luzes (dia e noite), para ver como a cor irá se comportar mediante a luminosidade. Repita o processo com todas as cores escolhidas.




Pronto!! Agora com certeza você irá economizar, tempo e dinheiro! E a cor escolhida será a que mais combina com você e o estilo da sua casa.

Dica bônus! Lembre-se : tinta de parede de alvenaria é tinta acrílica, tinta para metal e madeira é tinta esmalte, para metais e madeiras utilize peças e não a parede em si. Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que vamos te ajudar!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page